Se a sua pele não amar, devolva em até 30 dias.

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

05 erros de skin care pra abandonar de vez

  • 3 min ler

Listamos 05 atitudes que parecem inofensivas, mas que detonam muito a nossa pele. Eliminá-las da rotina é fácil e você pode começar já!

Nunca se falou tanto sobre cuidados com a pele como agora, né? Até pouco tempo atrás, a gente só lembrava da importância de ter uma pele saudável quando surgia algum problema – acne, irritação, ressecamento, manchas…


Mas, hoje, já sabemos que a saúde dessa verdadeira capa protetora e cheia de singularidades requer atenção diária e constante. E algumas atitudes já podem ser riscadas da nossa rotina agora mesmo. São erros que parecem inofensivos, mas que agridem a nossa pele.

Confira quais são eles.

Erro 01: Pular a primeira etapa

Se tem uma etapa da rotina de cuidados com a pele que você nunca deve pular é justamente a primeira: a limpeza.

Limpar a pele retira não só as impurezas que vêm de fatores externos (da poluição, por exemplo), mas, também, as que o nosso próprio organismo produz, como suor e gordura. Além disso, também elimina resíduos de outros produtos, como protetor solar e maquiagem, e prepara a pele para as próximas etapas.

A limpeza deve ser feita com sabonete específico para o seu tipo de pele, duas vezes ao dia: ao acordar (Sim! Afinal, nosso corpo produz suor e gordura enquanto a gente dorme!) e antes de dormir.

Erro 02: Pular a segunda etapa

Limpar é fundamental, mas hidratar também! E não se trata de mero cuidado estético, pra deixar a pele com viço e aspecto luminoso. É uma questão de saúde.

Uma pele hidratada consegue desempenhar uma das funções mais importantes que ela tem: proteger o nosso organismo, evitando a entrada de micro-organismos que podem desencadear uma série de doenças – desde irritações leves a infecções mais sérias.

Ah! E vale lembrar que esta etapa também é importante para a pele oleosa. Quanto mais equilibrado o funcionamento da pele – e a hidratação ajuda muito nisso –, mais a gente ajuda a controlar a produção de gordura.

Erro 03: Secar a pele esfregando a toalha

A pele é um órgão super-resistente, mas nem por isso dispensa ser tratada com gentileza!

A fricção da toalha causa microescoriações na superfície que a gente não vê, pois elas são imperceptíveis a olho nu. Essas microfissuras podem danificar proteção natural que fica na camada mais externa da pele. E pele desprotegida, você já sabe: as portas ficam abertas para micro-organismos patogênicos.

E como faz pra secar sem esfregar? Simples: basta pressionar a toalha levemente e voilá!

Erro 04: Ignorar as recomendações de uso dos produtos

O modo de uso dos produtos é tão importante quanto os ingredientes que estão na fórmula. Afinal, de que adianta investir em cosméticos de alta performance e usar tudo errado?

É importante seguir as instruções e fazer a aplicação da forma correta, na região (corpo, olhos, face) e no momento (dia ou noite) certos. Isso não só garante o bom desempenho do produto, como também evita reações adversas, entre elas irritações cutâneas.

Erro 05: Dormir sem remover a maquiagem

Por mais exausta que você esteja, tirar a maquiagem antes de dormir é uma tarefa inegociável.

Durante a noite e ao longo de toda a madrugada, a pele passa por processos importantíssimos de reparação celular. Além disso, a circulação cutânea aumenta, o que estimula a absorção de tudo que estiver na pele: tanto as coisas boas, como nutriente e vitaminas, quanto as ruins, como sujeira.

A pele precisa estar livre de resíduos de maquiagem porque, além de atrapalhar o metabolismo das células, eles também obstruem poros e até ajudam a acelerar o envelhecimento precoce.

Agora que você sabe os 05 erros de skin care que deve evitar, é só começar!

___________

Tem ideia dos riscos por trás dos cosméticos que você usa? Então, clique aqui!
___________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 😉

Busca