3 fatos sobre o pH da pele. Spoiler: ele não é neutro!

Conheça 3 fatos interessantes (e importantes!) sobre o pH da pele que mostram como tudo no nosso corpo é inteligente e funcional

 

A sigla pH é utilizada para designar o “potencial hidrogeniônico” que determina níveis de acidez e alcalinidade, seja de uma substância, dos alimentos e até mesmo da pele. Esta escala vai de 0 até 14, sendo que o pH 7 é considerado neutro.

 

Escala de PH da pele

 

Na pele, o pH é definido pela mistura de água, ácidos, sais minerais, gordura e outros elementos expelidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas. E, como tudo no nosso organismo, ele não existe à toa. 

 
Confira 3 fatos interessantes que ajudam você a entender esse indicador imprescindível da saúde cutânea. 
 
 

O pH da pele não é neutro 

 
O pH natural da pele adulta saudável é levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada “pH fisiológico”. Mas ele também varia ao longo dia.
 
Se o pH sobe para alcalino ou cai para muito ácido, o equilíbrio natural da pele fica comprometido. Diversas substâncias deixam de ser sintetizadas, a perda de água aumenta e a epiderme (camada exterior da pele) não consegue funcionar como escudo bioprotetor. 

 
Por isso é tão importante usar cosméticos com fórmulas que respeitem o pH fisiológico. Eles não interferem no nível de acidez que a pele precisa para inibir micro-organismos nocivos que danificam a nossa barreira cutânea, causando irritações, inflamações ou infecções. 
 
 

Ele muda ao longo da vida 

 
Logo após o parto, o pH da pele de um recém-nascido é alcalino, devido à presença do vernix caseoso, aquela substância graxa e esbranquiçada que recobre todo o bebê ao nascer. Ao longo das 24h seguintes ao parto, o pH cai. 

 
Essa variação garante o grau de pH necessário para o corpo se proteger. Quando nascemos, nosso sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Por isso, precisamos que a nossa pele esteja suficientemente alcalina pra inibir agentes externos nocivos. 

 
Ao longo do primeiro mês de vida, à medida que o nosso organismo vai adquirindo mais ferramentas de proteção, o pH vai se estabilizando até chegar em torno de 5,5, o pH fisiológico com o qual a pele permanece durante a fase adulta. 

 
 
Ele não é igual no corpo todo 

 
Já reparou que a sua pele não é igual em todas as partes do corpo? Ela é mais fina nos olhos, permitindo que as pálpebras se movam rapidamente para lubrificar o globo ocular. Na sola dos pés, é mais espessa, ajudando a amortecer o impacto ao caminhar, correr, pular… 


Assim como a pele é diferente em diversas partes do nosso corpo, o pH também é! 

Nas regiões mais próximas aos genitais, ele é mais baixo e fica em torno de 4,2. Esse ambiente mais ácido tem como objetivo inibir a infestação microbiana nessas áreas que ficam constantemente cobertas e úmidas. É por isso que os sabonetes íntimos são diferentes dos sabonetes para o resto do corpo. 

 
Agora você já sabe o que é o pH da pele! Ficou surpresa em saber que ele não é neutro? Se ele não fosse levemente ácido, nosso corpo estaria muito mais exposto a doenças. Por isso, é superimportante cuidar da nossa barreira cutânea: o manto hidrolipídico. É ele que conserva o pH da pele nos níveis adequados de acidez.  

 

_________________

 

Riô indica 

 

Bruma Biohidratante Corporal Aqua 

Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante  em spray com textura superleve, de rápida absorçãoque não deixa a pele melada, nem grudenta. Por isso, ela é conhecida como o ''hidratante pra quem tem preguiça de passar hidratante! 

Ela repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo. 

 

 

_________________

 

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...