Se a sua pele não amar, devolva em até 30 dias.

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Água termal, mist e bruma – você a sabe a diferença?

  • 3 min ler

Com tantas denominações diferentes povoando o mercado, é muito fácil se confundir na hora de decidir o que comprar. Pra te ajudar nesse processo, vamos falar sobre esse trio de fórmulas que caem tão bem no nosso clima tropical: água termal, mist e bruma.

Entender as diferenças entre elas ajuda a identificar qual produto pode realmente entregar os benefícios que você deseja.

O que é água termal

Acredite se puder, mas a grande verdade é que a água termal é simplesmente… água! É isso mesmo: água natural, tirada de uma fonte natural.

Ela pode ou não ser enriquecida com alguns minerais também naturais, como carbonatos e bicarbonatos de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Mesmo assim, a composição do produto depende totalmente da origem. Isso significa que o pH da água termal como produto final é o mesmo da água natural da fonte de onde ela foi retirada, podendo ser mais alcalino ou mais ácido.

Portanto, antes de usar uma água termal, vale checar se o pH é próximo ao da pele, chamado de pH fisiológico, que fica na faixa de 5,5 (ligeiramente ácido). O pH alcalino (entre 8 e 14) pode desequilibrar o microbioma presente na epiderme, criando um ambiente propício para microrganismos oportunistas e nocivos.

Águas termais são ótimas para refrescar a pele e promover vasoconstrição. Mas elas não possuem poder de hidratação suficiente pra substituir fórmulas hidratantes.

O que é mist

Mist é uma água “funcional” – por isso, alguns chamam de “água de beleza”. Ele está um passinho à frente da água termal, pois é enriquecido com ativos funcionais, ou seja, ingredientes que trazem uma determinada função benéfica para a pele, como hidratar, revitalizar, proteger.

Ele não contém óleo ou gordura e a água utilizada neste tipo de fórmula é tratada previamente para remover eventuais substâncias que possam comprometer a entrega dos benefícios.

O produto final, quando bem formulado, vai sempre estar dentro da faixa do pH fisiológico da pele – por volta de 5,5.

Os mists são excelentes para promover a vasoconstrição e podem ajudar a reduzir olheiras, bolsas e inchaço nos olhos. Eles potencializam o hidratante e, em alguns casos, podem até substituí-lo.

O que é bruma

A bruma é a mais leve entre todas as formas de emulsão.

São fórmulas com alta quantidade de água e que agregam uma pequena fração de óleos. Também são enriquecidas com ativos, podendo oferecer benefícios que vão desde hidratação e restauração até proteção da pele.

Superfluidas e leves, elas dão a sensação imediata de frescor devido à apresentação em spray. Mas as semelhanças param por aí. Saiba por que água termal, mist e bruma são diferentes.

Uma maneira fácil e prática de diferenciar a bruma de um mist é pela cor: quando você pega uma quantidade maior do produto, dá pra ver que a bruma é branquinha, ao contrário do mist, que é incolor.

Assim como os mists, as brumas (quando bem formuladas) vão sempre estar dentro da faixa do pH fisiológico da pele – por volta de 5,5.

Elas são deliciosas de aplicar e espalhar. Apesar da pequena fração de óleos, é um tipo de hidratante que não deixa a pele melada ou grudenta. Quem conhece as nossas brumas sabe!

Ainda que o uso de nomenclaturas erradas seja muito comum por aí, a Riô nomeia os produtos com a clareza necessária pra orientar você a fazer a escolha certa pra necessidade da sua pele.

Você já sabia dessas diferenças e que o pH alcalino pode desestabilizar o microbioma da pele? Vem entender melhor por que o microbioma é tão importante pra saúde da sua barreira cutânea! Toque aqui e descubra.

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Busca