Água termal, mist e bruma – você a sabe a diferença?

Com tantas denominações diferentes povoando o mercado, é muito fácil se confundir na hora de decidir o que comprar. Pra te ajudar nesse processo, vamos falar sobre esse trio de fórmulas que caem tão bem no nosso clima tropical: água termal, mist e bruma. Entender as diferenças entre elas ajuda a identificar qual produto pode realmente entregar os benefícios que você deseja.

 

O que é água termal

 

Acredite se puder, mas a grande verdade é que a água termal é simplesmente… água! É isso mesmo: água natural, tirada de uma fonte natural.

 

+ H2O é tudo: 7 coisas que você precisa saber sobre a água

 

Ela pode ou não ser enriquecida com alguns minerais também naturais, como carbonatos e bicarbonatos de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Mesmo assim, a composição do produto depende totalmente da origem. Isso significa que o pH da água termal como produto final é o mesmo da água natural da fonte de onde ela foi retirada, podendo ser mais alcalino ou mais ácido.

 

Portanto, antes de usar uma água termal, vale checar se o pH é próximo ao da pele, chamado de pH fisiológico, que fica na faixa de 5,5 (ligeiramente ácido). O pH alcalino (entre 8 e 14) pode desequilibrar o microbioma presente na epiderme, criando um ambiente propício para microrganismos oportunistas e nocivos.

 

 

+ 3 fatos sobre o pH da pele. Spoiler: ele não é neutro!

 

 

Águas termais são ótimas para refrescar a pele e promover vasoconstrição. Mas elas não possuem poder de hidratação suficiente pra substituir fórmulas hidratantes.

 

O que é mist

 

Mist é uma água “funcional” – por isso, alguns chamam de “água de beleza”. Ele está um passinho à frente da água termal, pois é enriquecido com ativos funcionais, ou seja, ingredientes que trazem uma determinada função benéfica para a pele, como hidratar, revitalizar, proteger.

Ele não contém óleo ou gordura e a água utilizada neste tipo de fórmula é tratada previamente para remover eventuais substâncias que possam comprometer a entrega dos benefícios.

O produto final, quando bem formulado, vai sempre estar dentro da faixa do pH fisiológico da pele – por volta de 5,5.

Os mists são excelentes para promover a vasoconstrição e podem ajudar a reduzir olheiras, bolsas e inchaço nos olhos. Eles potencializam o hidratante e, em alguns casos, podem até substituí-lo.

 

+ O que é  mist facial e como incluir na sua rotina

 

 

O que é bruma

 

A bruma é a mais leve entre todas as formas de emulsão.

São fórmulas com alta quantidade de água e que agregam uma pequena fração de óleos. Também são enriquecidas com ativos, podendo oferecer benefícios que vão desde hidratação e restauração até proteção da pele.

Superfluidas e leves, elas dão a sensação imediata de frescor devido à apresentação em spray. Mas as semelhanças param por aí. Saiba por que água termal, mist e bruma são diferentes.

Uma maneira fácil e prática de diferenciar a bruma de um mist é pela cor: quando você pega uma quantidade maior do produto, dá pra ver que a bruma é branquinha, ao contrário do mist, que é incolor.

Assim como os mists, as brumas (quando bem formuladas) vão sempre estar dentro da faixa do pH fisiológico da pele – por volta de 5,5.

Elas são deliciosas de aplicar e espalhar. Apesar da pequena fração de óleos, é um tipo de hidratante que não deixa a pele melada ou grudenta. Quem conhece as nossas brumas sabe!

 

+ Bruma  Aqua: o hidratante para quem ama praticidade e odeia pele  melada

 

 

Ainda que o uso de nomenclaturas erradas seja muito comum por aí, a Riô nomeia os produtos com a clareza necessária pra orientar você a fazer a escolha certa pra necessidade da sua pele.

 

Você já sabia dessas diferenças e que o pH alcalino pode desestabilizar o microbioma da pele? Vem entender melhor por que o microbioma é tão importante pra saúde da sua barreira cutânea! 

 

 ______________ 

Riô Indica 

 

Nossa bruma já é um clássico e, não à toa, é o produto mais vendido da Riô. Para quem gosta de praticidadeesse é o melhor jeito de hidratar o corpo todo em menos de um minutosem melar a pele. Borrifou, absorveu, hidratou! Ela reequilibra o pH da pele, repõe nutrientes e reforça as defesas naturais. 

 

 

SOS Multifuncional Noturno

 

Essa bruma relaxante, feita pra ser usada de noite, reduz a velocidade do envelhecimento da pele e te dá o verdadeiro sono da beleza. Tem uma fórmula pioneira com bioativo do bulbo do Narciso, que desacelera o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturnaAlém disso, o SOS Noturno tem óleos essenciais 100% naturais de Lavanda Mont Blanc e Néroli, que promovem ação relaxante que acalma e ajuda a dormir.  

 

 

 

 

Um mist poderoso que promove hidratação instantâneadá mais firmeza e elasticidade à pele além de protegê-la contra danos da luz azul (aquela emitida pelo sol e pelos aparelhos eletrônicos)Contém ácido hialurônico de baixo peso molecularbioativos marinhos e bioativos de algas verdes: juntos, eles hidrataprofundamente, reforçam a estrutura cutânea e estimulam a produção de colágeno.  
 

 

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...