Beleza limpa: a revolução está só começando

Porque as fórmulas toxic free vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo todo

Muito mais que o assunto do momento, a beleza limpa é um movimento que vem ganhando força e importância mundo afora. E a pressão por cosméticos mais seguros não vem só de ativistas e consumidores mais conscientes, grandes veículos de mídia e produtores de conteúdo também estão aderindo à campanha. Recentemente, a Amazon Prime lançou o documentário Toxic Beauty e levantou uma pergunta bem inquietante: os produtos de skincare são o novo cigarro?

Você sabe o que passa na pele?

Entre cremes corporais, cremes faciais, creme para os olhos, protetor solar, maquiagem, produtos para limpar a pele, desodorante, pasta de dente, perfume, sabonete, shampoo e condicionador, quantas substâncias colocamos em nosso corpo por dia?

Uma pesquisa mostrou que uma mulher comum usa, diariamente, cerca de 12 produtos com 168 substâncias químicas diferentes. Os homens usam 6 produtos que contêm cerca de 85 ingredientes. Algumas dessas substâncias são comprovadamente tóxicas e, a longo prazo, podem causar problemas de saúde. Ao serem absorvidas pela pele, inaladas ou ingeridas, elas atingem a corrente circulatória e vão se acumulando no corpo por anos e anos.

Vamos supor que uma pessoa use, durante 1 ano, 3 embalagens de cada produto com, aproximadamente, 200g cada. Isso significa que, em 70 anos, uma mulher terá colocado em seu corpo mais de 500kg de substâncias químicas, sendo que algumas delas terão sido absorvidas.

Mas o que é beleza limpa?

Não existe uma definição única padronizada, mas para nós é uma beleza que exclui ingredientes que tenham sido banidos dos principais mercados do mundo ou que tenham tido sua segurança seriamente questionada pelos mais importantes centros de referência em pesquisa.

Beleza Limpa também é um movimento global que está crescendo e já traz mudanças positivas. As marcas estão mais atentas ao crescente número de consumidores preocupados com a saúde e com o meio ambiente, e começam a pensar melhor naquilo que estão colocando em suas fórmulas (apesar de ainda encontrarmos vários produtos que utilizam ingredientes tóxicos no mercado).

Além de ingredientes mais seguros, a Beleza Limpa também busca utilizar práticas e ingredientes sustentáveis. Isso inclui o desenvolvimento de fórmulas biodegradáveis, cruelty free e, no nosso caso, feitas a partir de bioativos naturais.

Os ingredientes que não entram nas nossas fórmulas

Não usamos parabenos, ftalatos, corantes, cocamide DEA, derivados petroquímicos, derivados animais nem outros 1.500 insumos tóxicos ou potencialmente tóxicos que ainda são bastante utilizados pela indústria cosmética.

Ler os rótulos dos produtos que você usa é uma ótima forma de saber o que deve ser eliminado da sua rotina para começar uma transição pra beleza limpa. Dar uma conferida no Skin Deep, da EWG – organização norte-americana de defesa do meio ambiente e saúde – também pode ajudar bastante. Inclusive já falamos sobre ele aqui.

A revolução da beleza limpa está só começando. Vamos junto com a gente?

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...