Caro atleta: sua pele também precisa de cuidado 

Os esportistas são rigorosos com a alimentação e com a rotina de exercícios, além de hiper focados na superação de limites - mas muitas vezes se esquecem de dar a mesma atenção à pele. Veja quais são os cuidados que amantes da atividade física devem tomar para manter o corpo ativo, a mente sã e pele linda e saudável

 
 
 
O mundo todo tem acompanhado os jogos Olímpicos 2020, em Tóquio, e se esbaldado com o show de corpos esculturais, rompendo limites e exibindo a mais perfeita combinação entre forma e eficiência. No entanto, muitas vezes, a pele dos atletas não reflete o mesmo vigor e apresenta sinais de desgaste sofrido com rotinas de treinos pesados, feitos anos a fio dentro e fora das pistas, ginásios, praias, quadras e piscinas.  
 
Por isso, trouxemos alguns cuidados para você, que ama movimentar-se e suar a camisa, tomar antes, durante e depois da prática do seu esporte favorito. Afinal, o corpo só está em perfeita forma quando todo ele – inclusive a pele, o maior órgão do organismo – está em equilíbrio. Bem cuidado e desempenhando suas funções da melhor forma possível.  
 
 
Antes
 
 
1. Limpeza 
 
Antes de começar a treinar, lave seu rosto com água em temperatura amena e um sabonete que respeite o pH da pele. Isso vai garantir poros livres de gordura e desentupidos para eliminar todo o suor que está por vir. Lembre-se: poros entupidos podem causar inflamações e levar à acne. 
 
Para quem faz atividades à noite, é ainda mais importante retirar os resíduos – de maquiagem ou poluição – acumulados na pele.  

 
 
2. Proteção contra o sol  
 
Nunca é demais repetir, né? Se for se expor ao sol  ou mesmo se for à academia, proteja-se da luz azul e dos raios ultravioletas, que podem causar o envelhecimento precoce e o câncer de pele. A melhor saída é optar por produtos que protejam contra a luz azul e filtros solares que resistam ao suor com, no mínimo, FPS 30. Ah! E não esqueça de reaplicá-los depois de 2 a 3 horas de exercício.  
 
 
 
+ Precisamos falar sobre o sol
 
 
Durante
 
 
3. Roupas leves
 
Roupas que não obstruem a saída do suor são essenciais para que o corpo não fique “encharcado” e a pele não tenha seu pH desequilibrado. Tecidos que permitem a pele “respirar” e que tenham proteção UV são os mais indicados para treinos ao ar livre, onde agressores podem afetar -  e muito - a saúde da pele.  
 
 

Depois
 
 
4. Roupas limpas 
 
De novo: a roupa suada pode dificultar a pele “respirar”, bloqueando os poros e podendo causar a foliculite, popularmente conhecida como “pelo encravado”. A umidade da roupa em contato prolongado com a pele também pode causar dermatites (ou “assaduras”) e  micose em certas regiões menos arejadas e com mais atrito, como virilhas, coxas, axilas e pés. Tirar meias e sapatos logo depois do esporte também faz toda a diferença para evitar a descamação e até proliferação de fungos na área, o chamado “pé de atleta”.  
 

5. Banho 
 
Tirada a roupa, nada mais refrescante e benéfico para a sua pele que uma boa ducha - sempre em temperatura amena para não agredir o manto hidrolipídico, a nossa camada protetora e que deve ser sempre preservada. 
 
 
6. Hidratação  
 
Corpo limpo, é hora de hidratar-se novamente e garantir que a pele está nutrida e em plena forma novamente. Produtos que estimulem a produção de colágeno (que mantem a estrutura da pele) e  tenham antioxidantes, combatendo os radicais livres causados pelo sol, são ótimas opções para manter a pele firme e saudável, com linhas de expressão e rugas suavizadas.  
 
 
 
+ O que são e como combater os radicais livres
 
 
 
 
A prática física, feita com regularidade e cuidado, contribui muito para a saúde do corpo e da pele. O esporte melhora o sistema imunológico, neutraliza radicais livres – que causam doenças para o organismo e agridem a pele -, aumenta a circulação sanguínea, reduz o stress e melhora o sono, a disposição e auto estima. Até a produção de ácido hialurônico é estimulada na atividade física, deixando a pele viçosa e hidratada!  O suor, por sua vez, carrega para fora do corpo uma série de células mortas e toxinas. Por isso, os benefícios são muitos! Pratique esportes – mas, claro, sem descuidar nadinha da pele.  
 
 
 
_____________   
  
Riô  Indica  
  
  
SOS  Facial  Essencial 
  
Com ação  antioxidante, o SOS Facial  Essencial  promove  hidratação  instantânea  e  reduz  a  quantidade  de  radicais  livres  de correntes de luz  azul  natural – emitida pelo sol - e artificial  em  até  32%.  


Ele aumenta  a  produção  de  colágeno  em  até  34%, melhorando  a firmeza  e  elasticidade  da  pele e  também  ajuda  a  suavizar  rugas   e  linha d e  expressão.   
 
  
Compre  o SOS Facial  Essencial  aqui
 

 

  
 Sérum  Hidratante  Corporal  Pró-idade
  

Uma fórmula poderosa que aumenta em 34% a produção de colágeno. Tem  ação  antioxidante, diminuindo em 32% a  formação  de radicais livres causada pela luz azul natural (emitida pelo sol) e artificial.  Eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal no 27º Prêmio Atualidade Cosmética, o Sérum Corporal  previne e repara os sinais do envelhecimento precoce.  
  
  
Compre o  Sérum  Hidratante Corporal Pró-idade aqui
  
 
 
_____________   
  
   
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.   

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...