Hidratação da pele: o que é mito e o que é verdade?

A hidratação é uma das principais etapas da rotina de cuidados com a pele. E, também, a mais rodeada de mitos! Confira alguns deles.

Somente a pele seca precisa de hidratação.

Mito.

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive a oleosa. A grande questão é usar o hidratante certo para o seu tipo de pele.

Hidratar a pele quando ela ainda está úmida é melhor.

Verdade.

Embora não haja estudos que comprovem que o grau de hidratação da pele aumente, aplicar o hidratante enquanto ela ainda está úmida ajuda a espalhar melhor o produto. Isso faz com que ele cubra a superfície da pele de maneira mais homogênea.

Soro fisiológico hidrata a pele.

Mito.

O soro fisiológico não tem poder de hidratação. O que ele pode fazer é acalmar a pele, pois promove a vasoconstrição, ou seja, ele fecha os vasos sanguíneos temporariamente enquanto o organismo trabalha para se recuperar. Porém, a vasoconstrição acontece por causa da temperatura do soro fisiológico, não pelas substâncias presentes na composição. Sabe compressa de gelo? É o mesmo efeito.

Beber água é uma forma de hidratar a pele.




Verdade.

Além de ser um nutriente essencial ao nosso organismo, a água é uma espécie de hidratante que age de dentro para fora. Porém, este é apenas um dos fatores que ajuda na hidratação da pele. Aplicar o hidratante adequado ao seu tipo de pele continua sendo importante, pois garante a integridade da barreira cutânea, o que é fundamental para manter a pele hidratada.

Só preciso hidratar a pele no inverno.

Mito.

A pele é um grande interlocutor do nosso corpo com o ambiente externo e está constantemente se relacionando com ele.

No verão, o corpo tem muito mais contato com a água – tomamos mais banhos por dia, nadamos no mar, na piscina etc. Também ficamos mais tempo em ambientes externos e, consequentemente, mais expostos ao sol e à poluição. Tudo isso danifica a barreira cutânea e o hidratante ajuda a restaurá-la.

Se eu hidratar a pele, vou entupir meus poros.

Mito.

O que entope os poros é a produção de gordura – quanto mais gordura as glândulas sebáceas produzirem, mais chances de ela se acumular nos poros. Mas se você usar o hidratante adequado ao seu tipo de pele, ele vai ajudar a regular essa produção.

Suar demais desidrata a pele.

Mito.

A função do suor não é hidratar a pele. Ele é um termorregulador, portanto, a função é manter a temperatura do corpo em níveis adequados. Quando a temperatura interna aumenta, nós suamos mais porque expelir água é o mecanismo que o corpo tem para se resfriar. No entanto, esta perda de água, isoladamente, não faz com que a pele fique desidratada.

Agora que você já sabe quais são os grandes mitos e verdades sobre hidratação, que tal entender mais sobre skin care? Transformamos as dúvidas mais frequentes sobre as rotinas de cuidados da pele num textão cheio de informações preciosas. Clique aqui pra ler!

 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...