Microbioma da pele: o que é e o que ele tem a ver com a sua saúde?

  • 3 min ler

Parece estranho, mas é verdade: sua pele está cheia de bactérias, fungos e vírus que te fazem bem. Eles formam uma barreira de proteção do corpo, mantêm o pH cutâneo em equilíbrio e combatem micro-organismos que nos causam infecções e doenças

 

Quando se fala em micro-organismos, geralmente, pensamos nos patogênicos, aqueles que causam doenças e fazem mal para a nossa saúde. Porém, apesar da má fama dos micróbios, muitos deles são benéficos. Um exemplo? As bactérias utilizadas na fabricação dos iogurtes.  Elas ajudam na digestão, no combate às bactérias que fazem mal ao corpo e algumas, ainda, podem amenizar processos inflamatórios.   

Micro-organismos do bem estão por toda parte – inclusive no nosso corpo. Na verdade, a gente abriga uma imensidão deles, dentro e fora dos nossos órgãos.  Estão pelo nosso intestino – formando a flora intestinal - e até mesmo nas diversas camadas da pele.   

 A maioria dos micróbios que, literalmente, vive em nós são bactérias. Mas também hospedamos fungos, protozoários e até mesmo vírus. Essas verdadeiras comunidades de micro-organismos formam o que chamamos de microbioma humano (ou microbiota).  

A ciência vem descobrindo que essa turma toda desempenha uma série de funções vitais ao equilíbrio da nossa saúde, como ajudar na digestão dos alimentos, sintetizar vitaminas e gerar anti-inflamatórios que nós não conseguimos produzir sozinhos.  

A relação entre nós e os nossos micróbios é tão crucial que dela depende o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. É por isso que estudos sobre o microbioma humano estão se intensificando cada dia mais: acredita-se que a chave para a cura de diversas doenças possa estar na colônia de micro-organismos que vive em cada milímetro do nosso corpo. 

 

Microbioma da pele 


A pele tem um microbioma próprio: um ecossistema composto por mais de um trilhão de micro-organismos vivos localizados em poros, folículos e em todas as camadas dela. Eles formam a flora da pele e são essenciais para a nossa saúde. 

A composição desse universo de micro-organismos muda de acordo com as características da parte do corpo em que está localizado: pernas, mãos, genitais, face, etc. E saber como cuidar de cada uma delas é essencial para garantir que o microbioma esteja em equilíbrio por toda a extensão do corpo.  

O primeiro passo é ficar atento e usar cosméticos que são formulados com ingredientes que ajudam a equilibrar o microbioma da pele. Além de inibir a proliferação de micro-organismos do mal, eles também vão proteger os micro-organismos do bem. 

Um microbioma saudável garante que a pele não sofra com hipersensibilidades, ressecamento e doenças cutâneas – como psoríase, dermatite atópica e acne.  

Então, manter esse ecossistema invisível em harmonia é vital pra evitar o surgimento de doenças na pele.  

 

Como saber se o microbioma da pele está saudável 

 

O seu microbioma dá importantes sinais de que a coisa não vai bem e que sua pele precisa de mais cuidado pra manter o equilíbrio dela. Fique de olho se observar: 

  • Ressecamento 
  • Coceira 
  • Vermelhidão 
  • Irritação 
  • Surgimento de acne 

 

 Como cuidar do microbioma da pele 

 

1- Evite banhos muitos quentes e demorados. 

2- Use sabonetes que respeitem o pH da pele

3- Hidrate sua pele sempre

4- Use cosméticos com fórmulas biomiméticas, feitos com ingredientes que respeitam e imitam os mecanismos naturais da pele. 

5- Adote um estilo de vida saudável: nível de stress controlado, alimentação nutritiva e exercícios físicos sempre ajudam. 

 ______________

 Riô indica 

 

Bruma Biohidratante Corporal Aqua 

A Bruma Corporal da Riô promove hidratação instantânea, repõe nutrientes essenciais de maneira balanceada e resgata o pH da pele, mantendo o nível de acidez ideal. Ela também protege o microbioma positivo da pele, ou seja, mantém os micro-organismos que garantem a saúde cutânea. 

Tudo isso com textura superleve e rápida absorção pra não deixar a pele melada ou grudenta.   

Compre a Bruma da Riô aqui 

 

SOS Multifuncional Noturno 

Uma bruma relaxante que desacelera o envelhecimento da pele. Deixa a pele com mais vitalidade, menos rugas e linhas de expressão. Tem fórmula pioneira que desacelera o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturna e tem ação relaxante que acalma e ajuda a dormir. O verdadeiro sono da beleza. É pró-microbioma positivo: preserva os micróbios que fazem bem à pele, reforçando as defesas naturais. 

Compre o SOS Noturno aqui


______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

 

 

Busca