O que é retinol?

Saiba como ele age na pele e quais são as contraindicações  

 

O retinol é um derivado da vitamina A e faz parte da classe dos retinoides, assim como a isotretinoína e o retinaldeído. Ele foi descoberto nos anos 1990 e se tornou um ingrediente bastante usado em fórmulas pró-idade e que combatem a acne e a oleosidade. 

Nos produtos pró-idade, ele é utilizado para melhorar a firmeza e a elasticidade da pele, pois aumenta a produção de fibras de Colágeno e Elastina e reduz a degradação. Apesar de ser um ativo facilmente encontrado em fórmulas que podem ser compradas sem prescrição médica (em concentrações de até 0,3%), o ideal é sempre consultar um dermatologista antes de utilizar produtos com retinol ou outros tipos de retinoides. 

Isso porque eles causam efeitos colaterais que precisam ser remediados com o uso de outras fórmulas e possuem algumas contraindicações: 

  • Podem sensibilizar, descamar e ressecar a pele. 
  • São fotossensibilizantes, o que exige atenção máxima ao expor a pele à radiação solar. 
  • Não podem ser usados por gestantes ou lactantes. 
  • Alguns tipos de retinoides são disruptores hormonais. 

 

Devido às reações adversas dos retinoides, inovações na indústria dermocosmética têm encontrado novos bioativos e com ação ainda mais ampla.  

É o caso do Bio-Retinol do Rambutan, um bioativo de última geração descoberto por cientistas que estudaram as propriedades da folha do Rambutan, fruta bastante consumida em algumas regiões da Ásia. 

 

+ Sérum Hidratante Firmador, o primeiro do Brasil com Bio-Retinol do Rambutan  

 

+ A hora certa de cuidar das rugas e das linhas de expressão  

 

As informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica. Mantenha sua ida ao dermatologista sempre em dia. 😉

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...