Por que o ácido hialurônico faz tanto sucesso?

Sucesso nas fórmulas de skin care, o ácido hialurônico está no topo da lista dos ingredientes mais queridinhos do momento. Entenda porquê. 

 

O que é ácido hialurônico? 
 

 
O ácido hialurônico (HA) é uma molécula produzida pelo próprio corpo e é uma das substâncias naturais de hidratação que o nosso organismo fabrica. Já viu as siglas FHN ou NMF em algum lugar? Então, ele é justamente um dos elementos que compõem o nosso FHN (Fator de Hidratação Natural) – em inglês, NMF (Natural Moisturizing Factor) – e o nosso manto hidrolipídico, o biofilme finíssimo que abriga substâncias importantes para a defesa e saúde da pele.  
 
Apesar de ser encontrado em várias partes do corpo, como ossos e músculos, ele está muito presente na pele.  

 

 
 
Qual a função do ácido hialurônico na pele? 


 
A grande propriedade do ácido hialurônico é o alto poder de hidratação. Ele não só captura água (seja da umidade do ar ou de alimentos que ingerimos), como também ajuda a impedir a perda transepidérmica da água que foi capturada.  


 
O ácido hialurônico tem diferentes tamanhos? 


 
Pode ter! Usando processos biotecnológicos, podemos “quebrar” o ácido hialurônico de alto peso molecular (que é o produzido naturalmente pelo nosso corpo) e obter frações menores.  
 
Conforme o peso molecular (ou seja, o tamanho da fração que obtemos), a substância age de uma maneira na pele.  
 
Nas fórmulas cosméticas, funciona assim:  
 
Ácido hialurônico de alto peso molecular: cria um filme sobre a superfície da pele. Desta forma, ele consegue diminuir a perda transepidérmica de água e manter os níveis de hidratação.  
 
Ácido hialurônico de baixo peso molecular: penetra profundamente na pele, chegando à derme. Com isso, ele aumenta os níveis de hidratação nas camadas mais internas e ainda equilibra a produção de gordura, promove a elasticidade e reduz a dilatação dos poros. De quebra, também diminui linhas de expressão.  

 
Ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular: é o menor tamanho da molécula e, por isso, tem ainda mais poder de penetração, aumentando a hidratação e a espessura da pele.  
 

 
 
Por que usar cosméticos com ácido hialurônico? 

 

Ácido hialurônico

Com o passar dos anos, o nosso organismo vai diminuindo a produção natural de ácido hialurônico. Como resultado, o nível de hidratação da pele cai e começam a surgir rugas e linhas de expressão.  
 
Por isso, fórmulas cosméticas que possuem essa substância são muito mais do que ótimos hidratantes: elas também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.  
 
____________ 

 

Riô Indica 

 

 

 

Com ácido hialurônico de baixo peso molecular, o SOS Facial Essencial promove hidratação instantânea, alcançando até as camadas mais profundas da peleEle também melhora a firmeza e a elasticidade cutânea, estimula a produção de colágeno e reduz a quantidade de radicais livres. Além disso, ele evita a descamação e perda das proteínas que dão integridade à pele, suaviza rugas e linhas de expressão e reduz a velocidade de afinamento da pele decorrente do envelhecimento. 

 

 

 

 

Nosso Sérum Facial Matificante, ideal para peles mistas, oleosas e acneicas, aproveita as propriedades do ácido hiaulurônico de alto peso molecular para promover uma hidratação rápida e eficiente: apenas 30 minutos depois da aplicação, a pele fica 40% mais hidratada. 

 

Ele também promove efeito tensor, melhora a textura do relevo cutâneo e previne a descamação 

 

 

 
______________  
 
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...