Pra que serve o colágeno?

Ele é encontrado em fórmulas cosméticas, suplementos em cápsulas e até em pó. Mas, afinal, pra que serve? A gente te conta!

Por Riô Biocosméticos

O colágeno é uma das proteínas fundamentais do nosso organismo. Ele é produzido pelas células chamadas fibroblastos e tem como função dar sustentação à pele, aos músculos, tendões e articulações. Além disso, ele ajuda a dar elasticidade e firmeza ao corpo, fazendo com que ele seja flexível, mas resistente. É como se ele fosse um “recheio” que preenche todos os nossos tecidos.

Porém, a capacidade do organismo de produzir essa proteína não é infinita e, com o passar dos anos, ela vai diminuindo. É por isso que as quedas são mais perigosas em idosos do que em crianças – com menos colágeno pra dar sustentação ao corpo (menos “recheio”), as fraturas passam a ser mais graves.

O colágeno nos cosméticos

Se a tarefa do colágeno é dar sustentação e firmeza à pele, ele pode ser um ótimo ingredientepra combater flacidez e evitar rugas, certo?

Certo! Porém, pra isso acontecer, ele precisa estar nas camadas mais internas. E é justamente aí que mora o problema: as moléculas do colágeno são grandes demais e não conseguem penetrar na pele.

Mesmo o colágeno hidrolisado, que possui moléculas menores, não consegue ir muito longe. No máximo, ele chega às primeiras subcamadas da pele.

Colágeno via oral

Já que não adianta passar creme com colágeno, que tal ingerir a substância?

Bem, se o objetivo é combater flacidez e rugas, o colágeno via oral também não funciona – nem em cápsula, nem em pó. Isso porque, no processo de digestão, ele vai sendo utilizado por tantos outros órgãos que acaba não sobrando nada para a pele (afinal, ela é um órgão mais periférico e, pra chegar até ela, o caminho é longo…).

É possível aumentar a produção de colágeno na pele?

Felizmente, sim. Basta estimular a produção natural dessa proteína. Lembra quem faz isso? Os fibroblastos. Portanto, são eles que precisam ser ativados.

Isso pode ser feito usando biocosméticos com ingredientes ativos de moléculas bem pequenininhas, capazes de permear as camadas mais internas da pele, onde os fibroblastos moram.

Quais ingredientes procurar? Anote aí alguns deles:

 
    Pseudoalteromonas ferment extract.
    Vitamina C.
    Ácido hialurônico fracionado.
    Palmitoyl.
    Palmitoyl tetrapeptide-7.
    Dipeptide-5.
    Tripeptide-5.

Você já sabia que o colágeno é uma proteína que o corpo produz naturalmente? Quanto mais a gente aprende sobre a pele, mais a gente percebe como é importante cuidar bem dela. E o que não pode faltar na sua rotina de skin care? Hidratação. Toque aqui e saiba quais são os mitos e verdades desta etapa fundamental pra saúde da sua pele.  

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...