Sabia que a sua pele tem um escudo bioprotetor?

Ele se chama manto hidrolipídico e é uma poderosa barreira protetora que mantém a pele naturalmente hidratada. Apesar do nome complicado, cuidar dele é superfácil. Vem saber! 

 

Por toda a extensão da camada mais externa da nossa pele do rosto e do corpo, existe um escudo bioprotetor que a gente não vê, mas precisa cuidar: o manto hidrolipídico.  
 
Também conhecido como barreira cutânea, ele é como uma película finíssima formada por uma emulsão de compostos hidrofílicos (que gostam de água) e lipofílicos (que gostam de gordura). Esta mistura produz um biofilme que abriga uma imensidão de substâncias importantíssimas para a defesa e saúde da pele.  
 
Um exemplo? O ácido urocânico, que é uma espécie de protetor solar produzido naturalmente pelo organismo. Quando tomamos sol, antes mesmo do nosso corpo começar a fabricar a melanina (que protege a pele contra a radiação solar), nossas glândulas sudoríparas já estão em pleno funcionamento, produzindo o ácido urocânico.  

 
 
As funções do manto hidrolipídico 
 
Uma das principais funções desse nosso bioprotetor é manter o fator natural de hidratação (FNH) da pele. Isso porque ele regula a perda transepidérmica de água.  
 
Funciona assim: enquanto o composto hidrofílico atrai e absorve a água para as camadas da pele, o composto lipofílico atrai e segura gordura. Juntos, eles criam um biofilme semioclusivo que impede a saída excessiva de água, ajudando a manter a pele hidratada.  
 
Outra tarefa importante que o manto hidrolipídico desempenha é conservar o pH da pele nos níveis adequados – ou seja, levemente ácido, entre 4,5 e 5,5. Lembra que ele é uma emulsão? Pois, bem. Ela possui toda uma família de substâncias que garante o ambiente ácido da pele. Isso é fundamental para inibir a presença e a proliferação de micro-organismos nocivos para o corpo.  
 
Como proteger o manto hidrolipídico 
 
A melhor maneira de proteger o manto hidrolipídico é manter a integridade dessa emulsão. A boa notícia é que isso é fácil se você seguir alguns cuidados básicos. Veja alguns deles: 
 
1 - Lavar a pele com produtos que não interfiram no pH cutâneo 
 
Ao contrário do que muita gente pensa, o pH da pele é levemente ácido e não neutro. 
 
Respeitar essa leve acidez é fundamental porque garante que o manto hidrolipídico exerça a função de inibir a ação dos micro-organismos nocivos que geram irritações e infecções.  
 
Além disso, com o pH preservadohá menos chances de a pele ficar sensível.  
 
Então, a dica de ouro é: use produtos que respeitam o pH cutâneo. Geralmente, eles contêm a informação “não altera o pH fisiológico da pele” na embalagem.  Fique atento! 

 
 
2 - Não usar os produtos do corpo no rosto  – e vice-versa! 
 
A pele do corpo é diferente da pele do rosto, portanto, o manto hidrolipídico também é!  
 
Por isso, o ideal é usar produtos específicos para cada uma dessas áreas – tanto pra lavar, quanto pra hidratar. 
 
E, claro, sempre usar produtos de acordo com o seu tipo de pele.  
 
3 - Lavar o rosto apenas duas vezes ao dia 
 
Ao contrário do que muitos podem pensar, lavar a pele várias vezes ao dia não contribui para a saúde dela. E pior – pode até prejudicar. 

 
O motivo é simples:  pH da água é diferente do pH da pele. Então, cada vez que a gente molha o rosto (ou o corpo), ainda que a água seja puríssima, o manto hidrolipídico sofre um desequilíbrio e perde a integridade. Por mais que ele se regule sozinho e rapidamente – cerca de 30 minutos após a lavagem – durante esse tempo a pele fica mais suscetível aos agentes externos (poluição, bactérias, fungos etc.).  
 
Por isso, lave o rosto apenas duas vezes ao dia - ao acordar e antes do dormir. É mais do que suficiente e sua pele agradece! 

Ah! E o mesmo raciocínio vale para a pele do corpo, tá? 

 
4 - Usar água sempre em temperatura amena 
 
Assim como muitas lavagens desequilibram o pH do manto hidrolipídicoa água quente também o afeta.  

Isso porque a alta temperatura desestabiliza as substâncias da emulsão que forma a barreira cutânea – e isso, claro, também prejudica a integridade do manto hidrolipídico.  

 
Água morna é a saída. E banhos rápidos são sempre melhores porque expõem a pele a menos tempo de “agressão”. 
 

 Você já sabia que a barreira cutânea é tão importante pra saúde da pele?Pois é! Tudo tem uma função e quanto mais a gente conhece a anatomia da nossa pele, melhor a gente pode cuidar dela. Por onde começar? Sabendo qual tipo de pele é o seu e, claro, adotando uma rotina de cuidados diária e descomplicada. 

 

Além disso, se ligue nos erros que pareceinofensivos mas afetam, e muito, a integridade  da sua pele.  

 

Por fim, saiba escolher os melhores produtos pra sua necessidade – isso faz toda a diferença pra você atingir bons resultados sem comprometer a sua saúde.  

 

 _____________

 

 Riô indica 

 

Bruma Biohidratante Corporal Aqua 

Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante  em spray com textura superleve, de rápida absorção e que não deixa a pele melada nem grudenta. Por isso, ela é conhecida como o hidratante pra quem tem preguiça de passar hidratante! 

 Ela repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo. 

 

 

 _____________

 

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médicanem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...