Tipos e pesos de ácido hialurônico: quanto mais, melhor? 

Você já deve ter ouvido falar que o ácido hialurônico, além de ter uma super capacidade de hidratação,  pode ter diferentes tipos e pesos. Mas o que isso significa e qual o melhor para você?

 

O poder de hidratação do ácido hialurônico (AH) já é consagrado e conhecido por especialistas e amantes de skin care.  Isso porque ele tem a capacidade de armazenar água até 1000 vezes o próprio peso, retendo a umidade na pele. 


 
Quais são os pesos do ácido hialurônico? 


 
O ácido hialurônico pode ter três diferentes pesos moleculares: alto, baixo e baixísssimo. Quanto menor o peso, mais a molécula consegue penetrar nas camadas da pele. 
 
Quanto menor o peso molecular, mais nobre é a fração porque mais profundamente ela pode agir. Quanto maior a fração, maior seu peso molecular e mais difícil é dela penetrar na pele. No que se refere à função, quanto mais alto o peso, maior sua capacidade de hidratação e proteção; quanto menor, mais ele regula a oleosidade, a hidratação e aumenta a espessura da pele. 
 

 

Ácido Hialurônico de alto peso 


 
Fica na superfície da camada mais externa da pele, a epiderme, criando um biofilme que ajuda a diminuir a perda transepidérmica de água. 
 
Apesar de não ter alta capacidade de penetração, as moléculas "grandes" mantêm os níveis de hidratação da pele justamente porque criam esse biofilme na superfície - uma película finíssima que reduz a evaporação da umidade da pele.  
 
 


Ácido hialurônico de baixo peso 


 
Tem mais poder de penetração e atua tanto na epiderme e quanto na derme.  
 
Ele também forma um biofilme na camada superficial, evitando a perda de água. Porém, vai mais longe e aumenta os níveis de hidratação nas camadas mais profundas. 
 
Além disso, ele promove firmeza e elasticidade, suaviza rugas e linhas de expressão (pois preenche sulcos), evita que a pele fique descamativa e perca proteínas que dão integridade cutânea e diminui a velocidade de afinamento da pele, decorrente do envelhecimento.   
 
Dependendo do objetivo da formulação, o AH de baixo peso também pode ser usado pra ajudar no controle da oleosidade da pele e na redução de poros dilatados.
  
 


Ácido hialurônico de baixíssimo peso 


 
É o menor tamanho da molécula e, por isso, tem ainda mais poder de penetração. Assim como o AH de baixo peso, ele também atua na derme e epiderme. Ele oferece os mesmos benefícios do ácido hialurônico de baixo peso.

 
 
+ Por que o ácido hialurônico faz tanto sucesso?
 
 

Quais são os tipos de ácido hialurônico? 


 
Você já deve ter ouvido que o ácido hialurônico também pode ter diferentes tipos. Isso porque, na forma natural, o AH possui apenas um formato. No entanto, laboratórios do mundo todo  criam, a cada dia, novos tipos de apresentação da molécula e novas nomenclaturas.  
 
Na prática, são apenas variações com cadeias químicas levemente diferenciadas. Independentemente dos diferentes tipos de AH, nos cosméticos eles estarão sempre divididos de acordo com o peso – e isso é o mais importante pra saber como o ingrediente atua na pele. 
 
 
Quanto mais ácido hialurônico, melhor? 
 
 
Diante de tantas variações, você deve estar se perguntando: então, quanto mais tipos e pesos de AH na fórmula, melhor pra minha pele? Não necessariamente. 
 
A máxima "quanto mais, melhor" nem sempre se aplica às fórmulas dos cosméticos e a quantidade de um ingrediente – seja em porcentagem, tipo ou peso molecular - não significa que o produto seja mais eficaz. Isso porque a eficácia depende da fórmula como um todo: quais ingredientes ela tem, o que cada um faz e como eles reagem entre si. 
 
A melhor saída é entender as necessidades da sua pele, buscar marcas confiáveis e, na dúvida, consultar um dermatologista.  
 
 
Riô indica 
 
 
Sérum Biofirmador Matificante 
 
 
O queridinho das peles mistas, oleosas e acneicas, ele possui ácido hialurônico de alto peso molecular que promove hidratação imediata e aumenta a hidratação em até 40% apenas 30 minutos após a aplicação. Além disso, ele tem efeito tensor: a rápida absorção do AH forma um biofilme hidratante que melhora o tônus da pele. 
 
A fórmula também tem ingredientes que atuam em outras frentes de hidratação, penetrando em camadas profundas. Além, claro, de controlar a oleosidade, reduzir a dilatação dos poros e e inibir as bactérias da acne. 
 
 
 
Compre o Sérum Biofirmador Matificante aqui
 
 
 
 
SOS Facial Essencial   
  
Com ácido hialurônico de baixo peso molecular, o SOS Facial Essencial promove hidratação instantânea, alcançando até as camadas mais profundas da pele.  Ele também melhora a firmeza e a elasticidade cutânea, estimula a produção de colágeno, reduz a quantidade de radicais livres e protege contra os danos causados pela luz azul.  Além  disso, o ácido  hialurônico  presente na fórmula  evita a descamação e  a  perda das proteínas  que dão integridade à pele,  suaviza rugas e linhas de expressão e reduz a velocidade de afinamento da pele decorrente do envelhecimento.  
 
  
 
Compre o  SOS Facial Essencial  aqui 
  
 
  ____________   
  
 Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...