Se a sua pele não amar, devolva em até 30 dias.

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Vanguarda da biocosmética: fórmulas sustentáveis e alta performance

  • 4 min ler

Criar as fórmulas da Riô Biocosméticos é um processo tão minucioso que pode ser comparado a uma peça de roupa feita sob medida. Como assim? A gente te explica!

Por Riô Biocosméticos

Ingredientes inéditos, tecnologia de ponta, sustentabilidade e as singularidades da pele brasileira. Criar as fórmulas da Riô Biocosméticos é um processo minucioso e envolve tantos elementos que até pode ser comparado a uma peça de roupa feita sob medida. Como assim? A gente te explica.

Para começar, é preciso entender em que condições o produto vai ser usado e por quem. Ou seja, o tipo e a condição da pele, em qual fase da vida a pessoa está, como é o estilo de vida…

Saber muito bem sobre quem e quais necessidades nós vamos atender são pontos de partida fundamentais, porque formular produtos para a pele da brasileira não é tão simples como muitos dizem.

Somos um povo extremamente miscigenado, vivemos em um país de clima tropical, mas que tem regiões onde o inverno é rigoroso. Estamos muito mais expostos à radiação solar do que as europeias, por exemplo. Somos muito singulares e isso agrega complexidade quando o objetivo é desenvolver produtos de alta performance.

A escolha dos ingredientes

Tudo precisa combinar e reagir com a pele da maneira mais gentil possível, garantindo resultados eficazes e respeitando as peculiaridades da anatomia e fisiologia da pele, além dos nossos hábitos de higiene e beleza. Somos campeões mundiais em banho, tomamos 12 por semana, em média. Então, formular produtos para a nossa pele requer estratégias diferentes, específicas.

Fazendo um paralelo com a moda, nossas fórmulas são como uma peça feita sob medida: assim como ela leva em conta as características do corpo que vai vesti-la, nossos ingredientes são selecionados um a um de acordo com a pele que vai usá-los.

Além disso, os ingredientes precisam ser mais do que eficazes: eles não podem gerar impactos negativos ao meio ambiente.

Um passo à frente da indústria nacional

Para criar fórmulas tão sofisticadas e de vanguarda, é preciso pesquisar muito, ler inúmeros trabalhos científicos, saber o que existe de mais novo e descobrir quem já oferece essas matérias-primas. É por isso que nós trabalhamos em parceria com laboratórios e cientistas internacionais.

Muitos de nossos ingredientes são inéditos no Brasil, o que é extremamente desafiador, já que estamos sempre um passo à frente da indústria nacional.

Por exemplo, a fórmula de um dos nossos próximos lançamentos tem extrato biotecnológico de boldo selvagem. Ninguém no Brasil sequer cogita a possibilidade de usar esse ingrediente, até porque nenhuma empresa de cosméticos, aqui, tem a nossa filosofia de formulação, que é criar algo extremamente modelado para cada tipo, condição e necessidade de pele, de hábitos, estilo de vida e situações de uso.

Bom para a pele, mas sem fazer mal a nenhum ser vivo

A sustentabilidade é um de nossos pilares essenciais. Esta é uma filosofia de trabalho que inclui o princípio de não testar em animais, mas não para por aí. A preocupação considera o todo.

Desde a fonte dos suprimentos, que precisa ser renovável, estável e auditável, até o descarte não só da embalagem, mas das substâncias da fórmula. Afinal, como dizem, quando se trata do nosso planeta, não existe “fora”. O que vai pelo ralo, fica aqui. Porque vai para o solo, para os rios e oceanos.

É dessa mentalidade que vem a decisão de trabalhar com o máximo de ingredientes biodegradáveis, sendo que absolutamente todos devem ser livres de toxicidade. Tem que ser bom para a pele, mas não pode fazer mal a nenhum ser vivo.

Além disso, pensamos no processo industrial, em como esse produto vai ser feito na fábrica. A produção tem que ser inteligente, reduzindo, por exemplo, o uso de recursos como a energia elétrica.

Mas tem outro fator muito importante: nas fórmulas da Riô Biocosméticos entra unicamente o essencial. É só o que a pele precisa – e tudo o que ela precisa. Nada a mais, nada a menos. Usar apenas o que é imprescindível também é sustentabilidade.

É bio e é de alta performance

A ideia de que cosméticos feitos de forma sustentável não usam recursos tecnológicos é totalmente equivocada. Um biocosmético como o da Riô requer tecnologia de ponta e muita, muita ciência.

É um exercício constante que deve ligar as duas pontas. De um lado, todas as questões de sustentabilidade, de ter natureza como fonte de ingredientes e como inspiração para solucionar necessidades. Do outro, a performance, que é garantir a eficiência dos resultados e, também, oferecer todos os elementos sensoriais que fazem do momento de cuidar da pele um ritual não só necessário, mas, também, prazeroso.

Se o produto é pra limpar, ele tem que limpar. Mas não pode deixar a pele repuxada e precisa entregar diversos elementos sensoriais. Não é uma delícia usar um gel de banho que faz microbolhas lindas, tem uma espuma persistente, com textura gostosa e um cheiro suave maravilhoso?

Então, tem que contemplar o todo: sustentabilidade, eficácia e prazer em usar. Pra abranger todos esses elementos, é preciso muita ciência e muita tecnologia.

Você já imaginava que criar as fórmulas da Riô Biocosméticos fosse um processo tão minucioso e complexo? Queremos que você saiba cada vez mais sobre o que passa na pele. O primeiro passo pra isso é entender o que é Beleza Limpa e porque ela está revolucionando o mercado de cosméticos. Saiba mais clicando aqui.

Busca