Como ler rótulos de produtos cosméticos

Saiba o que é INCI e como determinadas substâncias podem ser identificadas na lista de ingredientes

 

Você já reparou que os rótulos de produtos cosméticos trazem a lista de ingredientes sempre em inglês? Isso porque eles seguem um sistema internacional: o INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient).

O INCI funciona como um banco de dados mundial e facilita a identificação dos ingredientes e a localização das informações na literatura técnico-científica e nos compêndios de referência. Estabelecido em 1994, conta hoje com mais de 16 mil ingredientes catalogados.

Especificações de nomenclatura para algumas substâncias

Por ter origem nos Estados Unidos, o sistema usa o idioma inglês como padrão para a maioria das nomenclaturas de ingredientes. Mas algumas substâncias são listadas de formas específicas. É o caso de água e fragrância, por exemplo, designadas: aqua (termo derivado do latim) e parfum (termo derivado do francês).

Extratos naturais seguem um padrão que combina nomes botânicos em latim à sua forma cosmética: Óleo de Semente de Girassol é chamado “Helianthus annuus Seed Oil”.

Já os corantes são identificados pela sigla “CI” (abreviatura de “Color Index”) e uma sequência de 5 números: CI 16255. Além de buscar harmonização, a padronização dessa categoria visa a evitar o uso de substâncias contaminadas ou impróprias à aplicação na área em que o cosmético é indicado.

Novas regras para o Brasil

Duas novas RDCs (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa, 432 e 499, determinaram que, a partir de novembro de 2023, todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão ter a lista de ingredientes em português.

No rótulo, a lista poderá seguir a nomenclatura INCI. Já a lista em português poderá ser disponibilizada em formato digital a partir de um QR Code impresso na embalagem.

O motivo desta adaptação no Brasil é a adequação ao Código de Defesa do Consumidor, que exige que todas as informações de produtos sejam apresentadas em português.

 

Dermo Lab

RSS

03 testes fundamentais para medir a estabilidade das fórmulas

Conheça as avaliações feitas em laboratório para garantir a segurança dos produtos cosméticos   O processo de desenvolvimento de um produto é extenso e envolve...

O futuro do skincare passa pelo microbioma

Edição asiática do maior evento da indústria cosmética aponta o cuidado com o microbioma e as fórmulas inteligentes como o futuro do skincare   O...