O que são e como combater os radicais livres

  • 3 min ler

Eles são uma das principais causas do envelhecimento da sua pele. Entenda como agem os radicais livres e como minimizar os efeitos dessas substâncias no nosso corpo 

 

 

Faz muito tempo que a gente ouve falar em radicais livres, não é? E já sabemos que eles não fazem bem a nossa saúde e que, por isso, devemos combatê-los Mas você sabe exatamente o que eles são e, principalmente, como eles afetam nosso organismo e nossa pele 

 

 

 

O que são radicais livres? 

 

 

Os radicais livres são moléculas instáveis presentes em todos os seres vivos. No nosso corpo, elas são produzidas quando os nutrientes dos alimentos são convertidos em energia. Ao contrário das moléculas estáveis, que possuem um número par de elétrons e, por isso, estão completas, os radicais livres têm um elétron ímpar na órbita. Por isso, eles estão sempre buscando outra substância pra ceder ou receber mais um elétron e, assim, se estabilizarem. 

 

A esse comportamento, dá-se o nome de alta reatividade. Isto é, a molécula tem uma alta tendência a buscar outra pra reagir e se "completar".  

 

No entanto, ao ganhar ou perder um elétrona característica original da molécula é alterada e pode passar a produzir substâncias tóxicas que, por sua vez, podem causar inúmeras doenças no corpo. Hoje, sabe-se que mais de 40 doenças se originam na produção desordenada de radicais livres - entre elas, o câncer. 

 

A ciência também já sabe que, na pele, a produção de radicais livres leva a um envelhecimento das fibras de colágeno, aquelas que mantêm a estrutura firme e elástica. Por isso, uma pele com muitos radicais livres tende a ter mais linhas de expressão, rugas e flacidez.  

 

 

Como evitar a produção de radicais livres? 

 

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que 'aceleram' o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce da pele.”  Isso porque todos esses fatores estimulam a produção de radicais livres no corpo. A luz azul (aquela emitida pelo sol, lâmpadas e aparelhos eletrônicos) e o estresse também são conhecidos como desencadeadores para a produção dessas moléculas instáveis. 

 

Então, a melhor forma de combater uma alta produção de radicais livres no seu corpo é adotando um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos. Proteger-se do sol, evitar bebidas alcoólicas e cigarro também são hábitos que só fazem bem para a prevenção de doenças e, claro, ajudam a atrasar do envelhecimento da pele.   

 

 

 

  

Como combater os radicais livres? 

 

Além de manter uma vida saudável e livre de elementos que estimulem a produção de radicais livres, há uma forma de ajudar o corpo a livrar-se deles. Aí é que entram os antioxidantes. Eles são substâncias que ajudam o corpo se proteger da ação dos radicais livres pois doam um elétron para a molécula instável. E mais:  mesmo doando um elétron, os antioxidantes continuam estáveis e não sofrem o stress oxidativo tão nocivo ao corpo.  

 

 

Alguns antioxidantes bem conhecidos são: vitamina C, vitamina E, glutationa, ácido lipoico, entre outros. Você pode ingerir alimentos que possuam substâncias antioxidantes – como vegetais e frutas, principalmente. Mas, para a pelea forma mais eficiente é usar produtos com fórmulas que tenham substâncias antioxidantes O Bioativo de Microalgas Verdes e a Vitamina E, por exemplo, entrarão em contato direto com a pele e vão neutralizar os radicais livres da região, fazendo com que as células não oxidem e mantenham o aspecto firme e saudável.  

 

 

__________________________ 

 

Riô  Indica  

 

 

 

 

Nosso Sérum Corporal  tem Bioativo de Microalgas Verdes, que aumenta em 34% a produção de colágeno e tem ação antioxidante, diminuindo em 32% os radicais livres decorrentes da luz azul, aquela emitida pelo sol, aparelhos eletrônicos e lâmpadas.  

 

Eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal no 27º Prêmio Atualidade Cosmética, ele é  o  tratamento  diário ideal pra quem  deseja prevenir o envelhecimento precoce da pele, em especial das regiões que ficam mais expostas, como colo e braços.  

 

 

 

 

 

Esse  mist promove hidratação instantânea e tem ação antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres decorrentes de luz azul natural e artificial em até 32%. O Bioativo de Microalgas Verdes aumenta a resposta natural dos mecanismos de auto defesa da pele contra a luz azul natural e artificial, reduzindo os danos do stress oxidativoAlém disso, ele aumenta a produção  do colágeno em até 34%, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.  
 

 

 

 

 

Além de hidratar o corpo de um jeito rápido e fácil, a Bruma  Biohidratante  Corporal  Aqua  tem vitamina E, que promove uma acão antioxidante que evita a formação de radicais livres, causadores do envelhecimento precoce da pele.  

 

Ela também reequilibra o  pH da pele  e a mantém a barreira cutânea (manto  hidrolipídicoíntegra. 

 

    

 

 

_________   
    
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.  

Busca