Barrado no bloco: porque o glitter virou o vilão do carnaval

Entenda como uma simples e minúscula partícula de glitter pode trazer grandes prejuízos para o meio ambiente e descubra outras formas de brilhar nesse carnaval.

Quando o carnaval vai chegando é sempre a mesma coisa: o colorido das fantasias invade as ruas, as festas e os blocos se multiplicam, o som das fanfarras ecoa ao longe e todo mundo se joga no glitter, afinal, como já dizia Caetano, “gente é pra brilhar”. Tudo perfeito não fosse um pequeno detalhe: a maioria dos brilhos e purpurinas é feita de micropartículas de plástico que, por serem tão difíceis de remover durante o tratamento da água, acabam indo parar nos rios e mares.

Microplástico, grandes problemas

Além de prejudicar a fotossíntese das algas, o microplástico que chega ao oceano é ingerido pela fauna marinha e segue pela cadeia alimentar até afetar nossa própria dieta. Infelizmente, o tamanho das micropartículas – inferior a 5 milímetros – é inversamente proporcional ao impacto que elas causam sobre o meio ambiente.

Estudos da PUC-Rio e amostras recentes indicaram que a Baía de Guanabara tem uma das maiores concentrações de microplástico do mundo, com 7,1 itens por metro cúbico.

Claro que o problema todo é muito maior que o glitter do carnaval, mas evitá-lo já é um ótimo começo.

Pra brilhar sem culpa

Depois que o glitter de microplástico se revelou um vilão, algumas marcas correram atrás de alternativas mais sustentáveis e lançaram brilhos feitos de celulose, algas, extratos minerais e ceras vegetais, sempre de olho na biodegradabilidade do produto. Além de mais seguro pro planeta, esse tipo de glitter provoca menos alergias e dá um efeito incrível na pele. Preparamos uma lista com 7 marcas de bioglitter pra você brilhar sem culpa nesse carnaval. Dá só uma olhada.

Glitra
@glitra.bio
www.glitra.org

Pura Bioglitter
@purabioglitter
www.purabioglitter.com.br

Brilhow
@_brilhow_


Be Glitter
@beglittershop
www.beglitter.com.br

Viva Purpurina
@vivapurpurina
www.vivapurpurina.com.br

Shock
@valeushock
valeushock.com.br

Glitter Glitter
@glitterglitter.co
glitterglitter.co

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
ANTIOXIDANTE

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

ANTIOXIDANTE

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...